Na próxima sexta-feira, dia 23 de fevereiro, os usuários, familiares e trabalhadores de Saúde Mental de Cruzeiro do Sul, participarão do II Mental Dance, no município de Capitão.

Na próxima sexta-feira, dia 23 de fevereiro, os usuários, familiares e trabalhadores de Saúde Mental de Cruzeiro do Sul, participarão do II Mental Dance, no município de Capitão. A atenção e o cuidado em Saúde Mental no Sistema Único de Saúde (SUS) são psicossociais e envolvem questões sociais e da vida dos usuários. Neste sentido, o II Mental Dance é uma atividade cultural, que visa complementar o tratamento dos usuários de saúde mental. A equipe e os técnicos de saúde mental criaram em 2023, estimulados pela participação na primeira edição do Mental Dance, também ocorrido em Capitão, o “Bloco Empolgando Cruzeiro do Sul”, valorizando e descobrindo o potencial criativo dos usuários.

O bloco é um coletivo de saúde mental e cultura. Ele foi idealizado na Oficina Terapêutica, que ocorre na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cleto Johner (Posto do Centro), nas segundas-feiras à tarde, sob a coordenação do psicólogo Joelsom de Moraes Ferreira. A ideia central do bloco Empolgando Cruzeiro do Sul é lembrar que na história da saúde mental, os usuários eram trancados e isolados em manicômios, hospícios e asilos psiquiátricos e que nos dias atuais, ao lado de seus familiares e equipe técnica, são tratados fora destes locais de isolamento social e cultural.

Mental Dance

Conforme a secretária municipal de Saúde e Saneamento, Patrícia Haenssgen, o Mental Dance é um evento promovido pela Secretaria da Saúde de Capitão, que mobiliza toda a região. “É um dia inteiro de atividades e diversão, através do qual é promovida a integração de usuários, familiares e técnicos de Saúde Mental de todo o Vale do Taquari”, explica.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 26/02/2024

Créditos das Fotos: Divulgação

Compartilhe!