O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma.

A Secretaria Municipal da Saúde e Saneamento de Cruzeiro do Sul, a exemplo dos demais municípios brasileiros, está trabalhando a campanha do Novembro Azul, alusiva à saúde do homem.

Conforme a secretária, Patrícia Haenssgen, a campanha tem como objetivo divulgar informações sobre a saúde do homem e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer.

Dentro dessa estratégia de cuidado, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Cleto Johner - Posto do Centro -, durante o mês de novembro, está estendendo seu horário de funcionamento, das 17h às 20h, todas as terças-feiras, com programação variada.

Para a próxima terça-feira, dia 14, das 17h às 20h tem vacinação para todas as faixas etárias, além disso, atendimento com o doutor Osvaldo Yoshida e exames de pré-câncer e testes rápidos com a equipe de enfermagem, conforme agendamento.

Já no dia 21 de novembro, conforme agendamento, atendimento com o doutor Alexandre Dal Ri Pagani e exames de pré-câncer e testes rápidos com a equipe de enfermagem. Das 17h às 20h tem vacinação para todas as faixas etárias e das 18h30 às 19h30 palestra sobre sedentarismo com Vilmar Gurski.

Na terça-feira, dia 28, conforme agendamento, atendimento com os doutores Alexandre Dal Ri Pagani e Lucas Francisco do Prado e exames de pré-câncer e testes rápidos com a equipe de enfermagem. Mais uma vez, das 17h às 20h a vacinação para todas as faixas etárias. Entre às 19h e 20h, a palestra "Câncer de Próstata e Atualizações sobre a Saúde do Homem", com os médicos citados anteriormente.

Lembrando que as consultas médicas e exames de pré-câncer necessitam de agendamento prévio.

Data de publicação: 09/11/2023

Créditos das Fotos: Divulgação