Diante da não realização dos eventos, o dinheiro destinado única e exclusivamente para esse tipo de atividade terá que ser devolvido aos cofres do Estado e da União.

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira, dia 7 de novembro, a Administração Municipal de Cruzeiro do Sul, que tem a frente o prefeito João Henrique Dullius, decidiu por cancelar todos os eventos culturais programados até o final de 2023.

Conforme a secretária municipal da Educação, Cultura e Esportes, Anelise Assmann, a Nega, não serão mais realizadas as atividades programadas para os dias 21 e 22 de novembro, alusivas ao aniversário de 60 anos do município, assim como, o palco aberto que estava agendado para os dias 22 e 23 de dezembro, alusivo ao Natal. Anelise assinala que todas essas atividades haviam sido analisadas e aprovadas pelo Conselho Municipal da Cultura. Além disso, já estavam agendadas e contratadas antes mesmo de acontecer a enchente catastrófica do início de setembro. Assim, passado o pior momento do evento climatológico, havia sido decidido fazer as duas atividades para oportunizar um momento de descontração para crianças e adultos. “No momento que se pensou em fazer algo, se pensou na saúde mental e no bem-estar das pessoas”, afirma.

A secretária lamenta a Administração terem tido que tomar tal decisão que irá prejudicar algumas pessoas, contudo, a realização das atividades ficou insustentável devido a enxurrada de críticas e ameaças de manifestações contrárias nos dias dos eventos, por uma parcela da sociedade. “Precisamos evitar possíveis atritos entre as pessoas que prestigiariam os eventos e as que são contrárias”, pontua Nega.

“Alguns dos artistas que seriam pagos certamente também foram atingidos pela enchente e precisam trabalhar para ter recursos para se recuperar. As artesãs também se preparavam para expor e comercializar o seu material. No ano passado a Apae e a invernada artística conseguiram angariar fundos vendendo seus lanches, o que certamente voltariam a fazer. O comércio também seria valorizado com mais pessoas circulando pelo centro, especialmente na véspera do Natal”, avalia Anelise.

Diante da não realização dos eventos, o dinheiro destinado única e exclusivamente para esse tipo de atividade terá que ser devolvido aos cofres do Estado e da União.

Data de publicação: 08/11/2023

Créditos das Fotos: Divulgação