O valor deverá ser gasto no comércio local.

Agendada desde a semana passada, na tarde desta segunda-feira, dia 9 de outubro, uma comissão se reuniu para definir o melhor encaminhamento do valor arrecadado por meio de doações via pix para as pessoas atingidas pela enchente dos dias 4 e 5 de setembro, em Cruzeiro do Sul.

O prefeito João Henrique Dullius esteve em seu gabinete com o secretário de Administração e Finanças Leandro Johner, o secretário da Assistência Social e Habitação Adeildo Mello, o tesoureiro da prefeitura Cassiano Agostini, o presidente da Associação Comercial e Industrial (Acics) Ricardo Schneider – Kako, o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar Maurício Antoniolli e a assessora jurídica da Câmara de Vereadores Tamires Bottega.

Após cerca de duas horas de discussão, ficou definido que o valor arrecadado será rateado em forma de vale-compras para 420 famílias. Ou seja, 300 famílias que se enquadram na pobreza e extrema pobreza, com cadastro único e que foram atingidas pela enchente, e para 120 famílias do setor primário, também severamente atingidas pela catástrofe natural. Os levantamentos do primeiro grupo estão com a Secretaria da Assistência Social e os do segundo grupo, com a Emater, que conta com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente.

O arrecadado através das doações via pix foi de R$ 127 mil. Desta forma, cada família contemplada receberá um vale-compras de R$ 300.

Cada família contemplada será contatada para vir retirar o seu vale. No caso do setor primário pela Emater e as do CadÚnico pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras). Os vales começarão a ser entregues no dia 23 de outubro. Cada vale deverá ser aplicado no comércio local para a compra do que a família entender de sua necessidade. O estabelecimento contemplado encaminhará a cobrança junto ao município. Assim, de acordo com a comissão, também será uma forma de contemplar o comércio, com a introdução dos valores nos estabelecimentos locais.

Data de publicação: 10/10/2023

Créditos das Fotos: Marcio Steiner