A Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes (Smece) de Cruzeiro do Sul informa que a partir da próxima segunda-feira, dia 9 de outubro, será possível retomar as atividades do turno integral na Escola Municipal de Ensino Fundamental Passo de Estrela. Lembrando que este educandário está entre os afetados pela enchente do dia 5 de setembro.

O turno integral desta escola atende 15 crianças do turno da manhã e outras 15 do turno da tarde. Conforme a secretária, Anelise Assmann, foi necessária a reestruturação em termos de mobiliário e outros materiais em geral para atender esses estudantes, os quais recebem quatro refeições durante o dia.

Lembrando que os outros educandários que possuem turno integral, ou seja, Bom Fim, 25 de Julho e Adelino Lopes da Silva não foram atingidos, e na escola Jacob Sehn a cheia não provocou estragos tão expressivos. Ao todo são cerca de 250 alunos que participam do turno integral.

Assim, as aulas em geral estão todas retomadas, dentro da estruturação possível. A secretária observa que ainda há reparos a fazer, como por exemplo, o muro das escolas Passo de Estrela e Dona Maria Julieta, que ficam uma ao lado da oura, a reforma do ginásio da Escola Antônio Domingos Cíceri Filho, o qual sofreu uma rachadura e precisou ser interditado, assim como, a casinha de brinquedos desta escola e a troca das portas internas, de madeira, dos educandários atingidos pela enchente. “Mas as portas internas não possuem tanta urgência”, observa.

A secretária destaca que toda a ajuda recebida é algo inédito. “Só conseguimos retomar as atividades graças a todo auxílio que recebemos, tanto de doações, quanto de mão de obra. Houve um enorme empenho dos professores e funcionários das escolas atingidas e dos educandários que não foram afetados. A força-tarefa mobilizada foi impressionante”, assinala

Data de publicação: 04/10/2023

Créditos das Fotos: Freepik/Ilustrativa