Acompanhada de uma comitiva, Arita foi recepcionada pela secretária municipal da Saúde e Saneamento, Patrícia Haenssgen, e pela primeira-dama, Luciane Dullius.

Na tarde deste domingo, dia 10 de setembro, após participar de evento que reuniu lideranças governamentais na Univates, em Lajeado, a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, visitou Cruzeiro do Sul.

Sua primeira parada foi no Hospital São Gabriel Arcanjo, para conferir como está o trabalho no local após a catástrofe natural que atingiu o município e outras cidades do Vale do Taquari. Posteriormente a comitiva foi até o Bairro Passo de Estrela, um dos mais afetados pela enchente e que, entre outros, perdeu toda estrutura interna de sua Unidade Básica de Saúde (UBS). Arita se reuniu com os voluntários que estão trabalhando na Igreja Nossa Senhora de Fátima e agradeceu o empenho de todos em prol das pessoas. Garantiu ainda que o Governo do Estado estará junto com o município para reconstrução do que foi perdido.

A secretária do Estado solicitou que o município encaminhe um levantamento de tudo que foi perdido na UBS do Passo de Estrela e garantiu um aporte financeiro.

Atendimento à comunidade

Conforme a secretária Patrícia, nesta segunda-feira, dia 11 de setembro, a UBS Cleto Johner, localizada na Rua Santa Catarina, no Centro da cidade, atenderá normalmente, mantendo os agendamentos.

A equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF 2) também atenderá normalmente. Já a equipe do ESF 1, que atende nas comunidades que foram atingidas pela enchente, estará circulando por estas localidades, prestando os atendimentos necessários.

Os atendimentos da UBS do Bairro Passo de Estrela estão provisoriamente sendo feitos em uma unidade móvel do Sesi, na frente da Igreja do Bairro, assim como, junto ao pavilhão da comunidade.

“Agradecemos a compreensão de todos nesse momento difícil e estamos empenhados para que o atendimento seja restabelecido o mais rápido possível”, assinala a secretária municipal da Saúde.

Data de publicação: 10/09/2023

Créditos das Fotos: Marcio Steiner