Cruzeiro do Sul será um dos primeiros a receber valores para ajuda humanitária

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, anunciou, em uma coletiva de imprensa realizada neste domingo (10) na Universidade do Vale do Taquari (Univates), um pacote de recursos para auxiliar os municípios atingidos pela recente enchente que assolou o Vale Taquari. O valor total destinado para o auxílio soma R$ 741 milhões.

O prefeito de Cruzeiro do Sul João Henrique Dullius acompanhou o anúncio. Ainda na tarde deste domingo, Dullius soube que seu município, devido à agilidade de sua equipe e da Defesa Civil no encaminhamento das questões documentais, será um dos primeiros a receber recursos para ajuda humanitária.

A oficialização da vinda do recurso veio através de portaria emitida pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros. O montante será para ajuda na aquisição de cestas básicas e outros materiais diversos para destinar aos afetados pela catástrofe natural.

Entre outras ações, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) repassará um auxílio financeiro no valor de R$ 800 por pessoa atingida. Este recurso será direcionado diretamente às prefeituras, garantindo suporte às comunidades afetadas. A primeira parcela, equivalente a R$ 400, será disponibilizada de imediato, seguida pela segunda parcela posteriormente.

Para atender às necessidades imediatas das famílias impactadas, o pagamento do Bolsa Família será adiantado para o dia 18 de setembro, enquanto o Benefício de Prestação Continuada (BPC) será antecipado para o dia 25 deste mês.

Recursos do Estado

Atingidos pela enchente no Vale do Taquari cadastrados no CadÚnico receberão auxílio de R$ 2,5 mil. A medida foi anunciada pelo governador Eduardo Leite na mesma reunião realizada na Univates. Segundo o governo, está sendo feito um levantamento com base nos dados do Cadastro Único e junto às prefeituras. O benefício será creditado diretamente no cartão cidadão.

Data de publicação: 11/09/2023

Créditos das Fotos: Divulgação