A Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esportes (Smece) de Cruzeiro do Sul realizou recentemente duas audiências públicas, definindo o encaminhamento de verbas para a realização de eventos culturais ainda em 2023. Na oportunidade se reuniram os memb

No dia 21 de agosto foi realizada a audiência para a apresentação da proposta de Plano de Ação do Município, que se refere à Lei Complementar número 195 – Lei Paulo Gustavo. Na ocasião, a secretária da Smece, Anelise Assmann, a Nega, falou sobre as atividades pretendidas que têm como fundamento a valorização do setor cultural. Assim como, a importância dos recursos oriundos do Fundo Nacional de Cultura (FAC) para o crescimento e o fomento ao setor local. Também foram apresentados os valores que serão investidos, somando R$ 124,8 mil. Foram elencados três incisos para a distribuição: apoio a produções audiovisuais; transformar o auditório localizado na Casa do Morro em uma sala de cinema; e capacitação e formação, com contratação de profissional para a realização de workshops e oficinas para a prática audiovisual.

Nesta segunda-feira, dia 28, ocorreu a audiência pública co-investimento para eventos culturais populares, Pró-Cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura. Nesta oportunidade foram apresentados dois projetos: da Feira do Livro e da Semana Farroupilha, sendo estes contemplados com R$ 80,2 mil, tendo a Administração que entrar com uma contrapartida de R$ 20 mil. Lembrando que a Semana Farroupilha será realizada, com diversas atrações, de 14 a 20 de setembro, no Parque Poliesportivo Municipal. Já a Feira do Livro está programada entre os dias 27 e 29 de setembro, com o tema: “Todo dia 20 sou Mais Gaúcho”.

Data de publicação: 30/08/2023