O chefe do poder executivo acompanhou ato público na noite desta segunda-feira

A Administração Municipal de Cruzeiro do Sul, por meio do prefeito, João Henrique Dullius, acompanhou na noite desta segunda-feira, dia 21 de agosto, um ato promovido pela Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) João de Deus, junto à Praça Dona Laura, no centro da cidade. O prefeito, além de ser ex-aluno do educandário, é pai de estudante da escola. Sua filha mais velha também frequentou o João de Deus.

Depois de um encontro do Conselho Escolar, a direção, professores, alunos e funcionários, foram até a praça pública na noite desta segunda e expuseram à comunidade a realidade vivida pela escola. Lembrando que o colégio João de Deus está com 86 anos de história e atualmente possui cerca de 400 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Foi exposto que atualmente o prédio do educandário está com menos da metade de sua estrutura em funcionamento. Todo um andar, mais da metade, está interditado, por colocar em risco a integridade física de quem o ocupa. Os alunos estão sem salas de arte, reunião, biblioteca, auditório, refeitório e cozinha. A sala dos professores e a secretaria também estão fechados, a quadra de esportes está interditada.

Conforme o diretor da escola, professor Oséias Souza de Freitas, em 2019 foi encaminhada uma solicitação de reforma emergencial da escola, o que até o momento não aconteceu. Além disso, com o ciclone extratropical que atingiu o município, toda uma área coberta ficou eletrificada. Diante disso, a Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop) e a Coordenadoria Regional da Educação (CRE) isolaram o ambiente.

Assim, o educandário precisou se adaptar com os recursos que restaram. “Estamos nos virando como dá. A merenda é degustada pelo pátio em bancos improvisados e sem mesa. A cozinha está funcionando no laboratório de ciências. No auditório foram reunidas a sala de professores, estudos, reunião e secretaria, ou seja, os serviços burocráticos misturados com questões pedagógicas. Ainda, o banheiro dos professores, que é utilizado por cerca de 35 pessoas, está improvisado em um sanitário sem capacidade física para atender toda a demanda”. O diretor informa ainda que recentemente houve um grande susto, pois um estudante foi atingido por uma descarga elétrica. “Felizmente não ocorreu nada de mais grave”, observa.

Quanto ao papel do poder público municipal, o diretor assinala que historicamente a prefeitura de Cruzeiro do Sul deu amparo à Escola. “No processo de interdição, o município garantiu o eletricista para desligar e isolar a fiação e o deslocamento de itens urgentes. Também já auxiliou com pinturas e outras reformas”.

O prefeito João Henrique Dullius, garantiu todo o apoio da Administração para cobrar do Estado as providências necessárias. O chefe do Executivo Municipal reforçou a importância da escola na formação dos estudantes locais e que a Administração não medirá esforços para que a situação seja resolvida o mais rápido possível. "Nesta quarta-feira terei reunião com o vice-governador e uma das reivindicações será a solução para o educandário", garante.

Nesta quarta-feira, dia 23, a Escola tem uma agenda na Secretaria Estadual da Educação (Seduc).

Data de publicação: 22/08/2023

Créditos das Fotos: Marcio Steiner