Por último, trouxeram a importância de repensar o planejamento pedagógico, no que diz respeito à estrutura, já que acreditam que essa é a ferramenta principal do professor e dele enquanto investigador e pesquisador da ação e aprendizagem das crianças.

Na quarta-feira, dia 18 de julho, na reunião de diretoras das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) de Cruzeiro do Sul, professoras da Emei Jacob Sehn, e a diretora Milene Herrmann, trouxeram uma vivência sobre a proposta pedagógica deste educandário: os estudos e experiências do cotidiano escolar. A intenção foi apresentar o quão essa abordagem, inspirada nas escolas de Reggio Emilia, têm sido significativa para as crianças, professoras e famílias.

As professoras e diretora trouxeram suas observações e percepções, uma vez que essa abordagem fala sobre o respeito à criança, à infância e traz à tona o real sentido da criança como protagonista da sua aprendizagem. Trouxeram que na escola os estudos são constantes, já que todas estão num processo de formação, de repensar as práticas enquanto professoras de crianças pequenas. Além disso, reiteraram a importância da escola ter consciência da visão de criança que sustenta.

As profissionais trouxeram algumas explicações sobre conceitos fundamentais, tais como: a criança aprende brincando, por isso, é indispensável que sejam pensados contextos que vão estimular a imaginação e criatividade, principalmente no uso de materiais não estruturados, que trazem muitas possibilidades para uma brincadeira. As sessões de investigação realizadas devem ser feitas com poucas crianças, para que seja possível verdadeiramente ter uma escuta atenta/sensível. As documentações/mini-histórias que são escritas, são fruto da observação das professoras do cotidiano da criança, principalmente na sua individualidade.

Por último, trouxeram a importância de repensar o planejamento pedagógico, no que diz respeito à estrutura, já que acreditam que essa é a ferramenta principal do professor e dele enquanto investigador e pesquisador da ação e aprendizagem das crianças.

No encontro foi exposta uma situação, entre as vivências que tiveram na escola, com o desenho de observação de frutas cítricas da estação. Assim como, os materiais não estruturados, que são objetos disponibilizados para as crianças, possibilitando que elas inventem a própria brincadeira.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 21/07/2023

Créditos das Fotos: Marcio Steiner

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