O videomonitoramento começou a operar em Cruzeiro do Sul no dia 28 de novembro de 2022, com 25 câmeras. Atualmente o número já é de 64, espalhadas pelos perímetros urbano e rural. Conforme o prefeito João Dullius, a intenção da municipalidade é aumentar ainda mais esse cercamento, garantindo mais segurança a população e visitantes. Desde a instalação do videomonitoramento, a Brigada Militar e a Polícia Civil de Cruzeiro do Sul já contabilizam a redução nos índices de criminalidade registrados no primeiro semestre de 2023, em comparação com mesmo período do ano passado.

Conforme o comandante da Brigada Militar, tenente Juliano da Silva Bidinoto houve uma redução significativa nos crimes contra o patrimônio com emprego de violência ou grave ameaça. “No primeiro semestre de 2022 tivemos seis casos registrados. Já neste ano, não tivemos ocorrências neste sentido”, comemora. Bidinoto lembra que os crimes do primeiro semestre do ano passado foram: um roubo a estabelecimento comercial; um roubo a pedestre; três roubos a residência e um roubo de veículo. O comandante enaltece a importância da implantação do videomonitoramento. “As estatísticas demonstram que a presença de câmeras no município teve efeito sobre a criminalidade. Acredito que aumenta a possibilidade do autor ser preso em flagrante pela Brigada Militar ou após sua identificação e investigação pela Polícia Civil. Além disso, as câmeras tranquilizam a população de bem a usar os espaços públicos, pois sabem que o crime não passará despercebido”, avalia.

A delegada titular da Polícia Civil local, Dieli Caumo Stobbe, reforça a diminuição significativa nos índices de criminalidade, muito em função da parceria das forças de segurança e também do videomonitoramento, que está, conforme previsto, ajudando na prevenção e na resolução dos crimes praticados. Entre os crimes recentemente elucidados com o auxílio das câmeras estão casos de furtos de fios e cabos. Conforme o comissário de polícia Ronaldo Chagas, a investigação identificou dois indivíduos responsáveis por diversos casos distintos de furtos desse tipo de material, nos últimos dois meses. Um dos suspeitos tem 25 anos de idade e reside no Bairro Zwirtes, em Cruzeiro, e o outro de 33 anos e mora no Bairro Morro 25, em Lajeado. Ambos investigados confessaram os crimes. Os inquéritos serão remetidos ao poder judiciário. Agora, a polícia trabalha na identificação e devido enquadramento dos receptadores desse tipo de material.

Data de publicação: 04/07/2023

Créditos das Fotos: Marcio Steiner