Número real deve aparecer no próximo Censo por estimativa

No dia 28 de junho foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) os primeiros resultados definitivos do Censo Demográfico 2022. Na planilha aparecem dados relacionados a população e um comparativo de oscilação com o Censo anterior, em 2010.

Para a surpresa da sociedade de Cruzeiro do Sul, o município aparece com uma redução populacional de 720 pessoas, passando de 12.320 em 2010 para 11.600 em 2022, ou seja, 5,8% a menos.

De acordo com a Administração Municipal, por meio de sua assessoria jurídica, esse número não é verdadeiro. Conforme o assessor jurídico municipal, Samuel Beuren, para o próximo Censo por estimativa, em 2024, o número referente a população de Cruzeiro do Sul deverá ficar acima do que se tinha em 2010. “São em torno de 900 pessoas que foram contatadas para Lajeado e que pertencem a Cruzeiro”, assinala. Diante disso, Cruzeiro do Sul deve estar com uma população de aproximadamente 12,5 mil habitantes.

Beuren explica que concomitante com o recenseamento, no ano passado, foi encaminhada uma contestação pelo município, pois o IBGE havia traçado uma linha imaginária como limite entre Cruzeiro do Sul e Lajeado, não respeitando a Rua da Divisa, como historicamente foi. Com o novo traçado, boa parte do Bairro Passo de Estrela, entre eles duas escolas e uma unidade de saúde, ficaram no território de Lajeado.

O município procurou a Administração de Lajeado, que concordou com o equívoco e auxiliou com documentações para reverter a situação. Com a contestação em mãos, Cruzeiro do Sul procurou a Secretaria do Planejamento do Estado e o IBGE para mudança na interpretação do mapa. Entre os materiais apresentados, Beuren mostrou mapas datados desde 1945, quando Cruzeiro do Sul ainda era Setembrina, um distrito de Lajeado.

Diante de toda a documentação apresentada na contestação, Cruzeiro do Sul conseguiu provar o equívoco na interpretação do mapa, o que demonstrará, no próximo Censo, o número real da população. O IBGE também informou ter feito o ajuste em seu traçado, tendo como base a Rua da Divisa, evitando um próximo erro no recenseamento.

Data de publicação: 03/07/2023

Créditos das Fotos: Marcio Steiner