No mês de abril a Casa de Saúde prestou 1.450 consultas e no mês de maio 1.712. A média normal, por mês, fica abaixo de mil.

O Hospital São Gabriel Arcanjo, de Cruzeiro do Sul, assim como grande parte das casas de saúde da região e estado, registrou nos últimos meses um significativo aumento de procura por consultas médicas.

Conforme a administração da instituição, especialmente nos últimos dois meses, ou seja, abril e maio, a demanda tem sido grande, gerando, em alguns casos, a necessidade de horas de espera. Algumas pessoas acabaram tendo que aguardar atendimento por até cinco horas. No mês de abril a Casa de Saúde prestou 1.450 consultas e no mês de maio 1.712. A média normal, por mês, fica abaixo de mil.

O total de 3.162 consultas nos meses de abril e maio corresponde a uma média de aproximadamente 53 por dia, destas, em torno de seis/dia, são de crianças. A administração do Hospital explica que isso são apenas consultas, que envolvem a necessidade do profissional médico, fora exames e outros atendimentos que também são prestados na instituição. A gerência da casa salienta ainda que aproximadamente 90% da demanda é para casos classificados na cor azul, ou seja, não urgentes. Lembrando que as cores identificam o grau de risco e determinam um tempo máximo para o atendimento ao paciente. Ou seja, os classificados como azul ficam aguardando o atendimento, pois dá-se preferência às emergências, assim como, aos pacientes em sala de observação e internados, com os quais podem ocorrer eventuais intercorrências.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 12/06/2023

Créditos das Fotos: Divulgação

Compartilhe!