O coordenador da Defesa Civil assinala que desde o primeiro momento o município e a Defesa Civil garantiram apoio às famílias afetadas, procurando por soluções para que tudo fosse resolvido o mais rápido possível.

Nesta semana as famílias cruzeirenses afetadas por uma forte enxurrada na noite do dia 5 de maio começaram as voltar para suas casas. A intercorrência em função da intempérie ocorreu na Rua Silvestre Siebenborn, no Bairro Glucostark. Devido o risco de desabamento, as pessoas precisaram deixar seus imóveis. Depois de tratativas, uma família foi para casa de familiares e outras duas foram abrigadas no ginásio municipal de esportes.

Conforme o coordenador da Defesa Civil e vice-prefeito, João Celso Führ, o Monga, duas famílias voltaram para suas moradias na segunda-feira, dia 15, e a terceira voltará nesta sexta-feira, dia 19. Até então também será concluída a obra de um muro de contenção, o qual foi o principal afetado com a enxurrada. A estrutura caiu com a força da água. “Assim, também será preservada a estrutura da residência”, assinala Monga. O trabalho foi executado pelos profissionais da prefeitura e acompanhado pela equipe de engenharia.

O vice-prefeito comenta que o desmoronamento que causou o risco de desabamento de uma das moradias e, por consequência, risco a outras duas, ocorreu pelo grande volume de água, aliado a falta de vazão de parte da canalização da Rua Silvestre Siebenborn. Assim, a água invadiu o pátio das propriedades e causou o dano.

Na sequência a prefeitura também deverá providenciar a desobstrução da canalização para melhorar o escoamento da água, evitando novos problemas aos moradores.

Por último, o coordenador da Defesa Civil assinala que desde o primeiro momento o município e a Defesa Civil garantiram apoio às famílias afetadas, procurando por soluções para que tudo fosse resolvido o mais rápido possível.

Data de publicação: 19/05/2023

Créditos das Fotos: Marcio Steiner