O investimento em prol do setor primário é de aproximadamente R$ 100 mil

Na quinta-feira, dia 16 de março, a Administração Municipal de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, iniciou a entrega de calcário junto às propriedades rurais.

Nesta segunda-feira, dia 20 de março, foi feita a entrega de 15 toneladas do material, na propriedade de Rudi Inácio Junges, na localidade de Linha Sítio. O produtor relata que há alguns anos vem usufruindo do benefício para a correção do solo de sua lavoura. Como a prefeitura entra com o custo do transporte, a economia é estimada em cerca de R$ 600.

O responsável pelas encomendas na Secretaria, o servidor Gerson Kolling, acompanhou a entrega na propriedade de Junges. Ele lembra que para ter direito a uma carga o produtor rural precisa ter pelo menos R$ 10 mil de valor adicionado no seu Talão de Produtor, em 2022, somada a análise de solo, que comprova a necessidade de correção.

Neste ano a Prefeitura de Cruzeiro do Sul garante o transporte de até 150 cargas. Somando o valor do frete, isso representa um investimento de aproximadamente R$ 100 mil. O agricultor paga apenas pelo produto, que é de R$ 2,4 mil.

Lembrando que no ano de 2022 foram entregues 127 cargas em diversas propriedades rurais do município. Até a tarde desta segunda (20) haviam sido entregues sete cargas. A encomenda precisa ser feita na Secretaria e o pagamento via depósito, transferência bancária ou Pix.

Data de publicação: 20/03/2023

Créditos das Fotos: Marcio Steiner