Encerrado esse processo em estrada geral, desde a RSC-453 até o limite com o município de Mato Leitão, será feita a pavimentação de 650 metros do trecho central da localidade.

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul iniciou esta semana com três frentes de serviços em estradas interioranas. Conforme o vice-prefeito, João Celso Führ, o Monga, as máquinas e profissionais estão no Bom Fim, Boa Esperança Baixa e Linha Nova.

Na localidade de Bom Fim está sendo atendida uma via secundária, nas imediações da Rampa de Lavagem do Tartaruga. Está sendo feita a limpeza das valetas e alargamento para posterior colocação de material. Monga destaca a necessidade de atender tal via. Serviço idêntico é feito na estrada geral da localidade de Boa Esperança Baixa.

Um trabalho mais agressivo, e que segundo o vice-prefeito está dando um excelente resultado, é na localidade de Linha Nova. Desde o final da primeira quinzena de fevereiro a estrada geral está recebendo diversas máquinas para uma melhoria profunda no seu leito. São caminhões, motoniveladora, retroescavadeiras, rolos compactadores e a chamada máquina monstro, que tritura as pedras maiores.

Monga acrescenta que num primeiro momento é feito o uso do escarificador, que remove a base, e posteriormente é utilizada a máquina monstro para moer o material. Esse material melhorado é recolocado e compactado com o rolo “pé de carneiro”. Na sequência a motoniveladora corrige o leito, entrando material britado e água. Por último, a estrada é novamente compactada com o rolo liso, deixando a via perfeitamente sem irregularidades.

Lembrando que, encerrado esse processo em estrada geral, desde a RSC-453 até o limite com o município de Mato Leitão, será feita a pavimentação de 650 metros do trecho central da localidade. A pavimentação é uma espécie de tratamento da via, idêntico ao já feito em loteamentos, similar ao asfalto, com uma camada menor, com a mesma base, canalização, “bocas-de-lobo” e outros.

Além da Linha Nova, parte do Bairro Cascata também receberá a referida modalidade de pavimentação. De acordo com o Poder Executivo Municipal, será feita a Rua Dom Pedro II, partindo da ERS-130, numa extensão de 450 metros, até as imediações do Projeto Saber Viver.

Data de publicação: 15/03/2023

Créditos das Fotos: Marcio Steiner