A ideia é trabalhar por meio do Consisa para se alcançar o número mínimo de habitantes na busca por recursos.
Nesta quinta-feira, dia 9 de fevereiro, o Poder Executivo de Cruzeiro do Sul, representado pelo secretário de Planejamento, Leandro Johner, que interinamente responde pelas pastas da Administração e Finanças e da Saúde e Saneamento, o fiscal de Meio Ambiente, Anael Ferreira Gomes, e a servidora, Júlia Grasiela Kretschmann, participaram de um encontro virtual que tratou sobre recursos para desenvolver um projeto para o tratamento dos resíduos sólidos.
Conforme Johner, o encontro foi organizado pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (Consisa-VT). Na oportunidade as financeiras Caixa e BNDES mostraram a viabilidade da captação de recursos para um projeto visando o tratamento dos resíduos sólidos de forma regional, por meio de consórcio. Para que seja possível é preciso que se some um grupo de cidades com, no mínimo, 200 mil habitantes. Foram citadas duas regiões do Estado que aderiram ao projeto.
A reunião contou com uma breve apresentação. O próximo passo será consultar os municípios vinculados ao Consisa, para ver o interesse desses na adesão do projeto. O início será pelo maior do Vale do Taquari: Lajeado.
A Administração de Cruzeiro do Sul, por meio do prefeito João Henrique Dullius, afirma que tem interesse no projeto, pois sem recursos vindos de fora, não tem condições de desenvolver o tão importante projeto dos resíduos sólidos. Johner frisa que, caso seja adotada a modalidade de consórcio, Cruzeiro irá aderir.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Data de publicação: 10/02/2023
Créditos das Fotos: Marcio Steiner