Serão quase R$ 1,5 milhão investidos em melhorias na iluminação pública e nas UBSs

Na noite desta segunda-feira, dia 29 de agosto, os servidores da Prefeitura de Cruzeiro do Sul e integrantes do poder legislativo participaram de uma palestra a respeito do Projeto de Eficiência Energética que está sendo instalado no município e executado pela empresa VA Engenharia.

A atividade foi dividida em duas etapas, com a primeira turma recebida às 17h e a segunda às 19h. O evento foi realizado no auditório da Casa do Morro e conduzido pelo gerente da área de gestão de projetos da VA Engenharia, Maurício Paula, e Mônica Cruz, integrante da equipe de marketing da empresa.

O programa de Eficiência Energética é regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e financiado com recursos da RGE Sul. Lembrando que no ano de 2021, graças a projetos encaminhados pela Secretaria Municipal de Planejamento, Cruzeiro do Sul foi contemplado de duas maneiras: a substituição de lâmpadas e instalação de placas solares nas três Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no valor de R$ 323.794,77 e a troca das lâmpadas incandescentes por LED na ruas do centro e bairros, no valor de R$ 1.015.000,00.

O palestrante detalhou os projetos e os benefícios que eles trarão para o município. De acordo com o informado, o programa, bem empenhado, pode proporcionar uma queda nos gastos com iluminação de até 66%.

No Posto de Saúde Cleto Johner foram instalados 40 módulos fotovoltaicos de 450W, gerando uma usina de potência de 18 kWp. No Posto de Saúde Doutor Pereira foram colocados 27 módulos fotovoltaicos de 450W, gerando uma usina com potência de 12,15 kWp. E no Posto do Passo de Estrela foram implantados nove módulos de 450W com usina de 4,05 kWp. Nas três unidades também foram substituídas 233 lâmpadas convencionais por LED, proporcionando redução no consumo de energia e maior rendimento. A energia economizada representa 63,79 MWh/ano, o que significa, em média, o abastecimento de 28 casas compostas por quatro pessoas/cada.

Quanto às lâmpadas a serem instaladas nas vias urbanas, serão ao todo 920, sendo 600 unidades de 40 watts, 296 de 96 watts e 24 unidades de 115 watts. Isso deverá representar 474,28 MWh/ano de energia economizada, o que significa, em média, 202 casas ocupadas por uma família de quatro pessoas/cada.

Na ocasião também foram sorteados alguns brindes entre os funcionários presentes e entregues placas ao prefeito, João Henrique Dullius, e o vice João Celso Führ.

Data de publicação: 31/08/2022

Créditos das Fotos: Marcio Steiner