Conforme a psicóloga Luana Schneider, inicialmente foi abordado sobre as emoções e formas de manifesta-las.

A equipe da Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Cruzeiro do Sul, iniciou no mês de agosto uma ação que consiste em visitas às escolas para abordar temas sobre Saúde Mental em algumas turmas.

 

De acordo com a equipe, primeiramente as visitas foram realizadas nas escolas que estão localizadas no interior, em função da dificuldade de acesso ao serviço. Contudo, o plano é estender para todas as escolas ao longo do ano.

 

Conforme a psicóloga Luana Schneider, inicialmente foi abordado sobre as emoções e formas de manifesta-las, e para dar continuidade à esta ação, “durante o mês de setembro iremos voltar a essas escolas com o tema de promoção à vida, mais especificamente: prevenção ao suicídio”.

 

Luana lembra que, além desta ação, o tema será abordado nos Grupos e Oficinas Terapêuticas ao longo do mês.

 

No Grupo de Adolescentes, em específico, será confeccionada uma cartilha com o título: "Afetos e sentimentos: projetos de vida na adolescência”. A cartilha irá abordar sentimentos e afetos na fase da adolescência.

 

Nos momentos de matriciamento realizados pela equipe de saúde mental, o tema também será abordado e serão esclarecidas as dúvidas sobre o manejo com pacientes com risco de suicídio. “Todos os meses são realizados momentos de trocas entre a equipe de saúde mental do município e as equipes básicas de saúde. Esse momento é chamado de matriciamento”, esclarece.

 

Além disso, estão sendo realizados grupos no ESF 1 através do programa rede bem cuidar, com a psicóloga falando sobre depressão e ansiedade. O Grupo de Saúde Mental também estará presente no desfile de 7 setembro, distribuindo folders sobre a campanha.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 29/08/2022

Créditos das Fotos: Divulgação

Compartilhe!