O prefeito João Dullius destaca o crescimento que a hidrelétrica irá garantir para o município.

Na manhã desta quarta-feira, dia 24 de agosto, em evento realizado em Teutônia, na presença de lideranças, a Cooperativa Certel anunciou que irá transformar a Barragem Eclusa, localizada no Rio Taquari, entre os municípios de Cruzeiro do Sul e Bom Retiro do Sul, em uma usina hidrelétrica. Com esta, a cooperativa passará a contar com cinco usinas geradoras de energia limpa.

O anúncio foi feito pelo presidente da Certel, Erineo José Hennemann. Cruzeiro do Sul também esteve representado no evento, com a presença do prefeito João Henrique Dullius e do presidente da Câmara de Vereadores, Demétrios Karol Lorenzini. Em destaque também a presença dos secretários de Estado: Marjore Kauffmann, de Meio Ambiente e Infraestrutura; Carlos Rafael Mallmann, de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano; e Mauro Hauschild, de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo.

Durante o seu pronunciamento, o presidente destacou o apoio da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e de todas as secretarias de estado. Frisou ainda que, além de energia, a usina vai gerar emprego e renda.

A previsão é dar início à obra de construção da hidrelétrica dentro de um ano, se estendendo por outros três anos até a sua conclusão. Hennemann assinala que o projeto ainda está em Brasília, sob análise da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A usina hidrelétrica da Barragem Eclusa terá sua casa de máquinas instalada na margem que pertence a Cruzeiro do Sul. A capacidade de vazão será de 440 metros por segundo. A transmissão da energia gerada no local será direcionada para a subestação da Certel, localizada em Estrela. Com isso, a expectativa da cooperativa é de abranger, aproximadamente, 100 mil clientes.

“A maior notícia dos últimos anos”

Assim considera o prefeito de Cruzeiro do Sul, João Henrique Dullius, a informação da construção da hidrelétrica. “Isso garantirá um importantíssimo crescimento para nosso município, assim como para Bom Retiro. Estamos comemorando muito. É a melhor informação que pude ter nestes meus anos na vida pública”.

Dullius também ressalta que isso irá reacender com maior força a possibilidade de pavimentar a ERS-130, que é um anseio antigo da população e do poder público municipal. “Essa certamente será uma das principais bandeiras do nosso governo em 2023”, garante Dullius, que ainda reforça a união com o Poder Executivo de Bom Retiro do Sul em prol da obra anunciada pela Certel.

Data de publicação: 24/08/2022

Créditos das Fotos: Gabriela Santos/Divulgação