Um grupo de agroecologistas de Cruzeiro do Sul participou, na quinta-feira, dia 11 de agosto, do Encontro Anual dos Grupos de Saúde Comunitária. O evento foi realizado na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Redentor, no Bairro Canabarro, em Teutônia.

O encontro regional foi organizado pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa), com apoio do Sínodo do Vale do Taquari. A Administração Municipal garantiu o transporte ao grupo que participou do encontro. Entre os presentes estiveram: as agentes comunitárias de saúde; o secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, José Paulo Mallmann; o biólogo da Prefeitura, Diego Sehn; e a representante do Poder Legislativo, Daiani Maria.

Os temas debatidos foram: Rede de Comércio Justo e Solidário; Horta Comunitário de Canabarro, a qual foi visitada; Espaço da Economia Solidária; e Feira da Ecovale.

Segundo Mallmann, o objetivo da Secretaria é incentivar as atividades agroecológicas, voltadas à alimentação saudável. O assunto já vem sendo tratado. Anteriormente foram organizados outros encontros voltados ao benefício de plantas bioativas, na comunidade São Francisco, na localidade de Boa Esperança, com apoio Emater/RS-Ascar, Comunidade São Francisco de Assis, Grupo Mais Hortas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa), Secretaria Municipal da Saúde e Saneamento e Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Data de publicação: 15/08/2022

Créditos das Fotos: Divulgação