Decisão alega que Legislativo estaria “ultrapassando os limites de sua competência”

Em 20 de Abril a Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul aprovou o Projeto de Lei Nº 007-02/2022, do Poder Legislativo, que instituiu a obrigatoriedade de realização de exames de acuidade visual nas escolas e creches municipais.

Em função da sua inconstitucionalidade, o prefeito João Dullius acabou vetando o projeto que, mesmo assim, após rejeição do veto, foi promulgado pelo presidente Demétrios Lorenzini (PL).

Diante disso, o procurador do Poder Executivo, Samuel Beuren, entrou com pedido de liminar em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), no Tribunal de Justiça, cujo Tribunal Pleno deferiu o pedido esta semana, alegando que o Legislativo estaria “ultrapassando os limites de sua competência”, ofendendo o principio da Separação dos Poderes.

Entre os argumentos do pedido está o fato de que a iniciativa para elaboração deste tipo de projeto compete exclusivamente ao Poder Executivo, além de já existir convênios com o Centro Oftalmológico de Encantado e o Lions Clube de Lajeado que prestam os serviços solicitados, aos estudantes.

Data de publicação: 23/06/2022

Créditos das Fotos: Divulgação