O sabão foi produzido na escola, com ajuda dos alunos, a partir de óleo de cozinha usado.

Nesta terça-feira, dia 30 de novembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Antônio Domingos Cíceri Filho, do Bairro Vila Zwirtes, em Cruzeiro do Sul, realizou o encerramento do projeto desenvolvido ao longo do ano letivo de 2021: Eu cuido de você, você cuida de mim e juntos cuidamos do planeta.

 

Conforme a diretora do educandário, Cíntia W. Müller, o projeto teve como objetivo principal desenvolver os princípios de boa conduta e uma percepção de olhar sobre si mesmo, sobre o outro e o ambiente em que vivemos. Neste ano a escola trabalhou com ênfase: a questão de cuidado de um com o outro; o cuidado de si mesmo; de se colocar no lugar de outro, trazendo à tona a percepção da empatia, “pois devido à pandemia percebeu-se muito esta questão do cuidado que devemos ter conosco e com o outro”, salienta a diretora.

 

Cíntia acrescenta que também foram abordadas questões ambientais, dos alunos reconhecerem as atitudes adequadas e inadequadas, visando assim à preservação do meio ambiente.

 

A escola teve várias ações no decorrer do ano: uma gincana cultural e ecológica envolvendo atividades de escritas; conhecimentos gerais sobre o município; brincadeiras; questões ambientais, com o recolhimento de tampinhas e latinhas, fazendo com que esses materiais não parem no meio ambiente. “Trazendo à escola, damos um destino correto. Já com o óleo de cozinha usado, produzimos sabão líquido”. Ainda, foi dedicada atenção especial com as plantas da escola, intitulando os alunos e as turmas em Amigos da Natureza. Além disso, os alunos e profissionais, juntamente com a suas famílias, construíram uma composteira.

 

A professora Roselene Marmitt, a Nina, trabalhou com os alunos a reutilização do óleo de cozinha usado. “Ela pediu para os pais enviarem o óleo e depois fez a produção de sabão líquido, que posteriormente retornou para as famílias no dia da entrega dos pareceres dos estudantes”.

 

Nesta terça-feira, dia 30, o educandário encerrou o projeto com o pedágio ecológico. A escola presenteou as pessoas que paravam com um frasco de sabão líquido, juntamente com sua receita para o preparo, uma muda de flor e uma mensagem. “As mudinhas foram doadas pela floricultura Flor de Anita”, assinala a diretora.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 01/12/2021

Créditos das Fotos: Divulgação

Compartilhe!