A Secretaria Municipal da Agricultura, o escritório da Emater/RS-Ascar e o Sindicato do Trabalhadores Rurais (STR) de Cruzeiro do Sul, realizaram ontem (21) a montagem dos kits com os alimentos arrecadados durante a campanha “Agricultura Familiar Solidária”. No total foram 27 doadores, sendo possível dividir em 200 kits pequenos devido a quantidade de produtos arrecadados.

Entre os itens estão frutas; verduras; aipim; batata-doce; moranga; abóbora; feijão; legumes e produtos de agroindústria, que serão destinados para famílias em situação de vulnerabilidade.

O objetivo é comemorar o Dia do Colono e Motorista, em 25 de julho, e o Dia Nacional do Agricultor, em 28 de julho, propondo uma ação para envolver os próprios produtores rurais e auxiliar os mais necessitados, especialmente em função da pandemia. De 19 a 24 julho também é considerada a semana da Agricultura Familiar, destacando a importância da agricultura familiar para a soberania e segurança alimentar.

Conforme a extensionista rural social da Emater, Letícia Mairesse, “a pandemia trouxe impactos negativos e muitas famílias se encontram em situação de vulnerabilidade, com dificuldades para adquirir alimentos de qualidade e neste momento a união e a solidariedade são mais do que necessárias”, frisa.

As entidades ressaltam que os agricultores e os motoristas são classes que merecem todo o respeito e admiração. “O alimento que vem da terra é fundamental para saciar a fome e, ao mesmo tempo, o transporte destes alimentos é fundamental para que possam chegar à mesa das famílias”, acrescenta Letícia.

O presidente do STR, Marcos Hinrichsen, e o secretário da Agricultura, José Paulo Mallmann, frisam que a referida campanha é algo inédito no município. O secretário enaltece que “faz bem fazer o bem”.

Data de publicação: 22/07/2021