Ontem (13) o prefeito João Dullius assinou dois contratos de concessão de áreas de terras, para empresas já instaladas no município. O ato foi acompanhado pela secretária adjunta da Secretaria Municipal de Planejamento, Julia Kretschmann.

O primeiro trata-se de uma concessão de um lote, com a superfície de 6.454,68m² (seis mil, quatrocentos e cinquenta e quatro metros e sessenta e oito decímetros quadrados), sendo 2.314,80m² (dois mil, trezentos e catorze metros e oitenta decímetros quadrados) de preservação ambiental, sem benfeitorias, localizada no Distrito Industrial de Cruzeiro do Sul – Bairro Cascata, na RS 130, para a empresa Delavy Alimentos Ltda. O lote a ser concedido está situado nas proximidades da atual instalação da empresa, tendo em vista que essa pretende expandir suas construções e atividades. Destaca-se que a empresa a ser beneficiada atua no Município há vários anos, gerando atualmente 53 empregos diretos, tendo como objeto a produção de alimentos a base de trigo, milho e arroz. Com a referida concessão, a empresa pretende ampliar a planta de produção e área de estocagem, sendo em um primeiro momento construídos pavilhões para estoque de matéria prima e produto acabado, e posteriormente a ampliação dos pavilhões e instalação de uma nova linha de produção de salgadinho de milho extrusados. A previsão de investimento é de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) no decorrer dos próximos 5 anos, o que possibilitará a abertura de 10 vagas de emprego diretos para a operação das linhas de produção.

O segundo contrato, prevê a concessão de uso de um lote, com a superfície de 1.138,00 m² (um mil, cento e trinta e oito metros quadrados), sem benfeitorias, localizada no Distrito Industrial de Cruzeiro do Sul, situado na RSC 453, para a empresa Artefatos de Cimento Xavier Ltda, que funciona atualmente na Rua Rubens Feldens, nº 631, sala 01, Bairro Vila Zwirtes, em Cruzeiro do Sul/RS. Ocorre que, o referido local não mais atende as necessidades de espaço físico e condições técnicas para o regular funcionamento da empresa. Ressalta-se que a empresa, que tem como atividade principal a fabricação de artefatos de cimento, edificará com recursos próprios, um prédio de alvenaria na área a ser cedida.

Para ser atendida pela Lei Geral de Incentivos, ambas as empresas apresentaram toda a documentação necessária, a qual foi devidamente analisada e aprovada pelo Conselho de Desenvolvimento de Cruzeiro do Sul (CODECRUZ).

Nos próximos dias haverá a assinatura de uma nova concessão para a uma empresa de embalagens industriais atualmente instalada no município de Lajeado.

Data de publicação: 14/07/2021