Ontem (13), o Superintendente gaúcho do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leonardo Maricato, esteve visitando Cruzeiro do Sul, onde falou sobre a preservação da história e captação de recursos para o turismo. O mesmo esteve acompanhado de uma arquiteta que avalia os projetos e do secretário parlamentar da Câmara Federal, Felipe Diehl. Também participou da visita o presidente da Amturvales, Leandro Arenhardt.

Foram recebidos pelo prefeito João Dullius, secretária da Educação, Anelise Assmann e pela coordenadora de Indústria, Comércio e Turismo, Aline Moreno, além do secretário da Junta Militar, Ubirajara Marques, que mostraram a reforma da Casa da Morro, que iniciou no último dia 05, com a limpeza e preparação das superfícies que vão receber reboco e piso. Também serão construídos novos banheiros e rede elétrica. A recuperação será realizada com recursos próprios do município. Um orçamento prévio de R$ 200 mil está destinado aos trabalhos, mas podem ser diminuídos com o uso de mão de obra própria da prefeitura.

A obra é uma sequência da reforma realizada ainda em 2014, quando parte do telhado desmoronou. Na ocasião, os trabalhos foram interrompidos em função do custo alto das melhorias. A estimativa é de inaugurar o novo espaço até o aniversário do município, dia 22 de novembro, quando a Secretaria Municipal da Educação e Cultura passará a atender no local. Além disso, haverá uma auditório para reuniões e eventos.

A Casa do Morro é de propriedade do Município e está fechada desde 2001. Em 2006, foi tombada como patrimônio histórico de Cruzeiro do Sul, o que garante a manutenção das características originais da arquitetura.

Data de publicação: 14/07/2021