Na última semana iniciaram as obras de instalação da estrutura de mais um Compost Barn, na localidade de Linha Sítio, interior de Cruzeiro do Sul.

Na última semana iniciaram as obras de instalação da estrutura de mais um Compost Barn, na localidade de Linha Sítio, interior de Cruzeiro do Sul. A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, através de seu secretário, José Paulo Mallmann, esteve acompanhando o serviço. A obra ocorre na propriedade do casal Cléo Franz (36) e Fabrícia Beppler (32), que também conta com o apoio do pai de Fabrícia, Paulo Beppler. Antes da instalação do Compost Barn de aproximadamente 300 m², a área recebeu as máquinas da prefeitura que providenciaram a terraplanagem. Atualmente a propriedade rural está com uma produção de aproximadamente 350 litros de leite por dia. O objetivo é aumentar. Talvez até dobrar a produção com a nova forma de trabalho. Com uma filha de dois anos de idade, o casal irá se dedicar com maior ênfase à produção leiteira e não pretende sair do campo. “Já trabalhei na cidade, mas voltei, pois a agricultura ainda é melhor”, avalia Cléo.

O secretário destaca que desde o início deste ano foi destinado auxílio com máquinas para várias propriedades rurais, destas, cinco no setor leiteiro para a implantação do sistema de Compost Barn.

Conforme o site da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o Compost Barn é o sistema que visa reduzir custos de implantação e manutenção, melhorar índices produtivos e sanitários dos rebanhos e possibilitar o uso correto de dejetos orgânicos (fezes e urina) provenientes da atividade leiteira. Consiste em um espaço físico coberto para descanso das vacas. A área é revestida com serragem, sobras de corte de madeira e esterco compostado. O principal objetivo é garantir aos animais conforto e um local seco para ficarem durante o ano e a compostagem do material da cama.

Data de publicação: 12/07/2021

Compartilhe!