A Secretaria Municipal da Agricultura, o escritório da Emater/RS-Ascar e o Sindicato do Trabalhadores Rurais (STR) de Cruzeiro do Sul, tendo em vista as adversidades provocadas pela pandemia e as necessidades de diversas famílias, resolveram comemorar o Dia do Colono e Motorista, em 25 de julho, e do Dia Nacional do Agricultor, em 28 de julho, propondo uma ação para envolver os próprios produtores rurais: a campanha “Agricultura Familiar Solidária”.

Conforme a extensionista rural social da Emater, Letícia Mairesse, “a pandemia trouxe impactos negativos e muitas famílias se encontram em situação de vulnerabilidade, com dificuldades para adquirir alimentos de qualidade e neste momento a união e a solidariedade são mais do que necessárias”, frisa.

As entidades ressaltam que os agricultores e os motoristas são classes que merecem todo o respeito e admiração. “O alimento que vem da terra é fundamental para saciar a fome e, ao mesmo tempo, o transporte destes alimentos é fundamental para que possam chegar à mesa das famílias”, acrescenta Letícia.

O presidente do STR, Marcos Hinrichsen, e o secretário da Agricultura, José Paulo Mallmann, frisam que a referida campanha é algo inédito no município. O secretário enaltece que “faz bem fazer o bem”.

Diante disso, as entidades contam com a gentileza daqueles que podem e tem interesse em doar: frutas; verduras; aipim; batata-doce; moranga; abóbora; feijão; legumes; produtos de agroindústria (devidamente rotulados); entre outros itens que estiverem disponíveis na propriedade. Esses alimentos certamente farão diferença na mesa das famílias. É uma forma de fortalecer essas pessoas e todos juntos superarmos os impactos da pandemia”, avalia Letícia.

No momento está sendo realizado um levantamento do número de famílias que necessitam de alimentos, junto às escolas, lideranças e outras entidades.

O objetivo da Campanha é recolher os donativos nas propriedades nos dias 19 e 20 de julho, ou, quem tiver disponibilidade, pode trazer a doação até a Emater, STR ou Secretaria. Serão organizados kits que serão distribuídos para as famílias em vulnerabilidade, através das escolas e entidades.

Interessados em contribuir com a campanha, com algum alimento, podem contatar até o dia 15 de julho para os telefones/whatsapp: Emater - 51 99729 3532/ Secretaria da Agricultura - 51 998592016 e STR - 51 982062838, para que possa ser organizada a coleta e posterior distribuição.

Data de publicação: 07/07/2021