A Administração Municipal de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Esportes (Smece) aderiu a um projeto que visa promover, dentro dos educandários, momentos de fala e escuta para que os participantes possam expor, entre outros, suas aflições angústias.

De acordo com a secretária, Anelise Assmann, a Nega, o projeto foi construído pelo Ministério Público de Lajeado, sendo disponibilizado aos municípios interessados por adesão. Em Cruzeiro a proposta foi denominada de:  Cruzeiro do Sul construindo relações de cuidado e empatia . “Estaremos desenvolvendo este projeto por tempo indeterminado. Já tínhamos interesse em aderir e agora, nesta volta dos alunos, durante a pandemia, estamos percebendo maior necessidade, tendo em vista que, principalmente os alunos, estão se mostrando ansiosos, refletindo em diversas dificuldades”, salienta a secretária, acrescentando que o programa também pode ser direcionado para momentos com os professores e até mesmo com pais de alunos.

Cada educandário municipal terá um profissional que participará de uma capacitação e será o multiplicador. “Ao todo serão 22 pessoas capacitadas”, revela Anelise. A Formação de Facilitadores da Paz visa atuar na prevenção de conflitos, fortalecendo a escola e promovendo diálogo, com a utilização da metodologia dos processos circulares na instituição com vistas à transformação destes conflitos. Serão quatro encontros, nos dias 9, 10, 22 e 23 de julho, no Clube Náutico Delta e no Restaurante Solar do Lagos.

Justificativa

A justiça restaurativa baseia-se, principalmente, na solução de conflitos por meio do diálogo, por meio do fortalecimento dos relacionamentos e nas vivências em comunidade. A formação é baseada na metodologia dos Círculos de Construção da Paz com o intuito de colaborar numa comunidade mais pacífica, mudando o olhar na forma de pensar e de agir os conflitos e na prevenção destes, através da promoção do diálogo e fortalecimento de relacionamentos saudáveis.

A proposta oferece uma ferramenta que contribui no bem-estar dos professores e consequentemente de seus alunos, possibilitando o autoconhecimento de seus sentimentos, aprendendo a importância do acolhimento e a escuta. Portanto, a prática vem colaborar para uma sociedade menos punitiva e mais educativa, de paz e harmonia nas relações

Data de publicação: 05/07/2021