A carreta intitulada “Cruzeiro do Sul não quer mais o Pedágio”, que seria realizada no sábado, foi transferida para domingo. A proposta é fazer uma concentração no parque poliesportivo, às 9h, saindo as 10h e seguindo pela General Neto em direção a São Gabriel, entrando pela Boa Esperança seguindo até o Espeto de Ouro, acessando a RST 453 até o Pedágio, com o maior número possível de carros, motos, caminhões, com faixas, cartazes, adesivos e etc.

No sábado (26) e na segunda (28) foram realizadas reuniões entre o Poder Executivo, Legislativo e lideranças locais na Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul, para discutir a licitação do pedágio que deve acontecer em setembro. A grande maioria é contra, especialmente em função de que não haverá mais isenção para os moradores locais.

Semana passada, o prefeito João Dullius já entregou ao secretário extraordinário de parcerias do Estado, Leonardo Busatto, um oficio, solicitando a troca de local da praça, atualmente instalada na Boa Esperança. Porém, isso vai depender de um consenso e uma localização que não facilite os desvios, que causam prejuízos as concessionárias. Neste sentido, o Poder Público está solicitando o apoio da população, para que se posicione contra o pedágio em Cruzeiro do Sul, participando da Consulta  Pública.

Consulta Pública

As audiências públicas das concessões de 1.131 quilômetros de rodovias estaduais foram agendadas pelo governo do Estado e divulgadas através do Diário Oficial desta terça-feira (29). As plenárias serão virtuais e a referente ao bloco das rodovias da região será dia 14 , das 14h às 17h. Desde o dia 18 de junho, o governo do Estado também está recebendo sugestões e contribuições da população para aprimorar a futura concessão por meio de Consulta Pública. Os interessados devem encaminhar suas propostas mediante o preenchimento do formulário de contribuições que está no site https://parcerias.rs.gov.br/rodovias. O documento precisa ser encaminhado para o e-mail consultarodovias@spgg.rs.gov.br, destacando no campo “assunto” o bloco a que se referem as contribuições. A data limite para é 18 de julho de 2021. As sugestões serão respondidas pelo corpo técnico do governo do Estado.

Data de publicação: 29/06/2021