Conforme a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Cruzeiro do Sul já tem pelo menos cinco casos confirmados de dengue e outros três suspeitos aguardando resultado dos testes. Dos casos confirmados, dois foram infectados no município, chamados autóctones e outros três fora do município, considerados importados. Diante disso, pede-se a população que redobre os cuidados e tenha ainda mais atenção a pontos de água parada. Como forma de prevenção é importante que se faça uma vistoria diária nas residências e manter cuidados como:

- Pratos de vasos de plantas devem ser preenchidos com areia;

- Tampinhas, latinhas e embalagens plásticas devem ser jogadas no lixo e as recicláveis mantidas em ambiente que não acumule água;

- Latas, baldes, potes e outros frascos devem ser guardados com a boca para baixo;

- Caixas d’água devem ser mantidas fechadas com tampas ou cobertas com tela tipo mosquiteiro;

- Piscinas devem ser tratadas com cloro ou cobertas;

- Pneus devem ser furados ou guardados em locais cobertos;

- Lonas, aquários, bacias e brinquedos devem ficar longe da chuva;

- Cuidados especiais para as plantas que acumulam água como bromélias e espadas de São Jorge. A recomendação é que se coloque água somente na terra e não deixe em locais expostos a chuva, como em cemitérios.

Data de publicação: 29/06/2021