Diante das incertezas envolvendo o novo modelo de concessão das praças de pedágio e a possibilidade de acabarem as isenções para os moradores locais, a Administração Municipal, representada pelo prefeito João Dullius, está se reunindo com o Poder Legislativo e lideranças locais como o presidente do STR Marcos Hinrichsen, para discutir o assunto e se chegou a um consenso de que não é vantajoso manter a praça de pedágio no município. Sendo assim, o Poder Público está solicitando o apoio da população, para que se posicione contra o pedágio em Cruzeiro do Sul.
Consulta Pública

O Governo do Estado receberá sugestões e contribuições da população para aprimorar a futura concessão por meio de consultas públicas. A partir da sexta-feira (18/6), os interessados deverão realizar suas contribuições mediante o preenchimento do “formulário de contribuições”. O documento deve ser encaminhado para o e-mail consultarodovias@spgg.rs.gov.br, destacando no campo “assunto” o bloco a que se referem as contribuições. A data limite para as contribuições é 18 de julho de 2021. As sugestões serão respondidas pelo corpo técnico do governo do Estado.
As estradas foram divididas em três lotes, e o critério adotado para a divisão focou em proximidade geográfica, lotes viáveis sob forma de concessão comum e extensão capaz de atrair o maior número de investidores. A expectativa é de que o edital seja publicado até o fim de setembro de 2021, sendo que a Praça de Cruzeiro do Sul pertence ao Bloco 2 (17,5% da população): ERS-128, ERS-129, ERS-130, ERS-324, RSC-453 e ERS-135 + BR-470.

Data de publicação: 23/06/2021