Semana passada, uma equipe da Prefeitura de Cruzeiro do Sul trabalhou na estrada geral da localidade de Três de Maio. O vice-prefeito, João Celso Führ, o Monga, destaca que o referido serviço iniciou no entroncamento com a RSC-453, em São Rafael, e se estenderá até a divisa com Mato Leitão, na localidade de Sampaio, somando em torno de quatro quilômetros.

Com recursos próprios do município, utilizando maquinário da prefeitura e a contratação de máquinas terceirizada, está sendo possível o reparo em pontos onde as estradas estavam críticas e precisavam de melhorias mais profundas.

Na quinta-feira (17) cinco máquinas e quatro caminhões estiveram fazendo limpeza, rompendo e retirando pedras maiores, também moendo este material, patrolando e fazendo o alargamento da via, assim como a retirada de elevações e preenchimentos com material adequado. “Estamos tendo todo cuidado para também fazer um correto escoamento da água da chuva, que é um dos principais causadores de estragos nas vias”.

Führ também ressalta a importância dos motoristas ficarem atentos quanto as obras, que momentaneamente podem provocaram algumas interrupções ou lentidão. O vice-prefeito estima que até o final desta semana, se as condições climáticas permitirem, o serviço esteja concluso, permitindo partir para outros prontos necessários. “Estamos começando pelas vias principais de escoamento da nossa produção. Aos poucos queremos deixar nossas estradas em boas condições de trafegabilidade”, frisa. O acabamento é feito com material retirado das saibreiras do município.

Máquina monstro

Entre o maquinário utilizado na recuperação das estradas está um trator de esteira chamado popularmente como máquina monstro, em função da sua potência. A referida máquina é capaz de triturar pedras de diversos tamanhos possibilitando que este material seja imediatamente reutilizado na própria via que recebe a melhoria.

Data de publicação: 21/06/2021