Nesta terça-feira (8) a Administração Municipal de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria da Agricultura, que tem a frente José Paulo Mallmann, mais uma vez esteve averiguando a situação da falta de energia elétrica na área rural, provocada em função do vendaval que atingiu o município na noite do último sábado (5).  De acordo com Mallmann, as regiões mais atingidas com a falta de luz são: Boa Esperança Baixa; Linha Sítio; Linha 22 de Novembro e Maravalha. “Com o prefeito João Dullius, estamos constantemente pedindo agilidade no restabelecimento da rede e a volta da energia elétrica”, frisa o secretário.

O secretário avalia que o problema foi causado principalmente pela falta de manutenção da rede existente. “Postes de madeira, com a base em fase de deterioração, sem manutenção, são a causa principal. Em locais onde recentemente a rede teve o implemento de postes de concreto, não ocorreu problema algum”, observa Mallmann. Ele também avalia que o vendaval não foi tão forte, pelo tamanho do estrago que provocou. “Não tivemos informação de destelhamentos de imóveis. Isso é um sinal de que a velocidade do vento não foi tão violenta, e que, com uma rede em condições, não teríamos tido quedas de postes, resultando em produtores sem energia até hoje”, reforça.

Na tarde desta terça-feira a empresa responsável pelos serviços esteve trabalhando em Cruzeiro do Sul. Na localidade de Linha Sítio produtores rurais que moram nas imediações acompanhavam apreensivos o serviço. Apesar de possuírem geradores de energia em suas propriedades, todos relataram alguma perda na sua produção devido ao tempo sem o fornecimento de luz. “Hoje o gerador na propriedade já pode ser considerado item de primeira necessidade. Mas, com tanto tempo de uso, também acaba tornando a produção bastante onerosa”, observa o secretário.

Mallmann demonstra satisfação frente ao serviço da empresa nos locais onde os postes de madeira já foram substituídos por concreto. “Isso demonstra que esse tipo de manutenção evitaria muitos danos”, diz. Ele apenas lamenta que em muitos pontos, ao invés de os postes estarem colocados às margens das estradas, estão postos no meio das lavouras, o que atrapalha no cultivo e obriga os profissionais a entrarem na plantação quanto necessitam acessar a estrutura para alguma manutenção.

Data de publicação: 09/06/2021