Na quinta-feira (27) o secretário Municipal da Agricultura de Cruzeiro do Sul, José Paulo Mallmann, visitou duas propriedades rurais para conferir a instalação de novos projetos no segmento leiteiro. A primeira propriedade a ser visitada foi a da família de Daniel Heisler, na localidade de Sampaio. Há cerca de três meses o agricultor de 38 anos está trabalhando com um novo sistema, chamado de Compost Barn – espaço com 1,2 mil m² onde os animais se alimentam, repousam e passam para a ordenha. Com cerca de 50 vacas em lactação, o sistema que vem sendo bastante disseminado visa, basicamente, o confinamento do rebanho leiteiro, com menos gasto de energia e maior conforto para os animais. De acordo com Heisler, o objetivo é transformar a energia que as vacas gastavam na procura da pastagem no campo em maior produção. “O nosso rebanho já passou pelo processo de adaptação, o que gerou até uma quebra na lactação, mas agora está regularizado. Atualmente a propriedade da família produz em torno de 1,2 mil litros de leite por dia, mas o objetivo é que naturalmente a quantidade de litros por animal aumente”, diz. Aliado ao Compost Barn, o produtor também visa o melhoramento genético e qualidade na alimentação.

Outra família que está dando os primeiros passos para a implantação do mesmo sistema é a do casal Cléo Franz (36) e Fabrícia Beppler (32), na localidade de Linha Sítio, que também conta com o apoio do pai de Fabrícia, Paulo Beppler. A terraplanagem recentemente concluída pelas máquinas da Prefeitura irá receber uma estrutura pré-moldada de 300 m², que deve estar pronta até agosto. “Hoje temos uma produção de aproximadamente 350 litros por dia. O objetivo é aumentar. Talvez até dobrar a produção com esta forma de trabalho”, observa Franz.

A família também trabalha com o cultivo do aipim, em cerca de 4 hectares, contudo, lamenta que a produção não esteja mais sendo rentável. Com uma filha de dois anos de idade, o casal irá se dedicar com maior ênfase à produção leiteira e não pretende sair do campo. “Já trabalhei na cidade, mas voltei, pois a agricultura ainda é melhor”, avalia Cléo.

O secretário da Agricultura destaca que desde o início deste ano foi destinado auxílio com máquinas para sete propriedades rurais, destas, cinco no setor leiteiro para a implantação do sistema de Compost Barn. “Sei que ainda falta muito para chegarmos no nível de ajuda que o produtor rural merece, tendo em vista ser o setor que mais dá retorno aos cofres públicos, mas estamos trabalhando para melhorar este cenário”, garante Mallmann.

Compost Barn

Conforme o site da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o Compost Barn é o sistema que visa reduzir custos de implantação e manutenção, melhorar índices produtivos e sanitários dos rebanhos e possibilitar o uso correto de dejetos orgânicos (fezes e urina) provenientes da atividade leiteira. Consiste em um grande espaço físico coberto para descanso das vacas. A área é revestida com serragem, sobras de corte de madeira e esterco compostado. O principal objetivo é garantir aos animais conforto e um local seco para ficarem durante o ano e realizar a compostagem do material da cama.

Data de publicação: 31/05/2021