Desde o início deste ano a Biblioteca Pública Municipal de Cruzeiro do Sul foi transferida para a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jacob Sehn, no Bairro Glucostark. O acervo de livros até então estava a disposição da comunidade do térreo no prédio da Prefeitura, espaço que atualmente acomoda os setores de Protocolo, Tributação, Trânsito e confecção de carteiras de identidade.

De acordo com a secretária da Educação Cultura e Esportes (Smece), Anelise Assmann, a Nega, a procura pela retirada de livros era baixa. “Tínhamos, no máximo, cinco retiradas de livros por semana”, frisa. Além disso, os livros também irão auxiliar os estudantes da Escola Jacob Sehn, o único educandário municipal com ensino até o 9º ano e que atende em torno de 400 alunos. A secretária esclarece ainda que a biblioteca segue sendo aberta a todos os estudantes e o público em geral, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. “Apesar de ter saído do Centro, a biblioteca está localizada em um bairro próximo e local de fácil acesso”.

A bibliotecária, Rosália Henz, informa que a Escola possuía um acervo de aproximadamente 3,3 mil livros. Com o acréscimo dos títulos vindos do centro, o número de livros se aproxima dos 8 mil. A profissional informa que todas as obras estão sendo catalogadas na genotéca, um sistema informatizado de cadastro. O sistema facilita o monitoramento dos livros que são retirados. O empréstimo é pelo período de 15 dias. “Também providenciamos o cadastro de uma carteirinha para cada pessoa que faz a retirada. Tudo sem custos”, explica.

Data de publicação: 26/05/2021