Na última semana o prefeito João Henrique Dullius, recebeu no gabinete do Poder Executivo a visita de representantes da Emater/RS-Ascar. O assistente técnico regional, Alano Tonin, e a extensionista rural, Letícia Mairesse, procuraram a Administração Municipal para sugerir a implantação do Susaf – Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte – que permite, às agroindústrias cadastradas, a venda de seus produtos em todo o Rio Grande do Sul.

Conforme o secretário municipal de Administração e Finanças, Volmir Dullius, que também esteve no encontro, a discussão voltada ao meio rural é de total interesse do Executivo, contudo, quanto a adesão ao Susaf, é indispensável que haja real interesse por parte dos produtores rurais, tendo a prefeitura preocupação quanto aos que não se enquadrarem ou não quiserem o Sistema.

“Isso requer investimento do Município e para isso é necessário que haja interesse das agroindústrias familiares. Hoje temos em torno de cinco empreendimentos que possuem o Sistema de Inspeção Municipal (SIM), ou seja, um número baixo. Então, é necessário um levantamento demonstrando se realmente haverá adesão para a venda em nível estadual”, finaliza.

Data de publicação: 24/05/2021