O prefeito João Dullius e o Secretário de Agricultura, José Paulo Mallmann, receberam dia 25 de Fevereiro, os diretores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruzeiro do Sul, Marcos Hinrichsen e Maria Denice Sebastiani, que reforçaram a parceria com o município e a necessidade de trabalho em conjunto, entre: STR, Secretaria de Agricultura, Emater.

O STR trouxe a preocupação em relação ao Covid 19, uma vez que o meio rural concentra uma faixa elevada de população com idade avançada, que mantêm suas atividades produtivas e que conduzem as propriedades para a manutenção da produção dos alimentos que chegam até os lares urbanos. Desta forma, pensando no meio rural, mas também na população urbana, o STR Cruzeiro do Sul, através da Federação, FETAG-RS cobra dos governos Federal e Estadual a tomada de medidas urgentes para a aquisição de vacinas que possam atender toda a população, com a maior brevidade possível. A Entidade solicitou que o Prefeito através de sua força politica auxilie a pressionar órgãos regionais e estaduais pela urgência da vacinação. O Prefeito fez o relato de que está fazendo muita pressão, tendo o entendimento da urgência da vacina. Também foi debatida a pauta já entregue aos Mandatários que trata sobre: Conservação das estradas interioranas, Acesso de qualidade as propriedades. Programa terceirizado de serviços de maquinas agrícolas. Apoio as Associações de Água, Saúde, Abatedouro Bovinos/Suínos, Programa de Assistência Técnica, Programa de assistência veterinária (Terceirizado), Remodelar e criar espaço especifico da feira do produtor, Parcerias existentes junto ao STR, Coleta de lixo no interior, Educação, Segurança, Internet, Energia Elétrica, Turismo Rural.

O Prefeito enalteceu a importância da Agricultura Familiar no Município, declarando que fará possível para valorização através de politicas publicas para a categoria. Ainda falou da importância do dialogo entre administração e Entidade, que deve ser frequente dando seguimento a este debate. Da mesma forma o Secretario de Agricultura entende ser importante o trabalho em conjunto, somando forças com todos os setores, ganha a população. Colocou-se a disposição para dialogar e fazer o melhor para todos. Os representantes do STR, agradeceram a oportunidade, salientando que já existem avanços e com a soma das forças quem sai ganhando é toda a comunidade.

Data de publicação: 02/03/2021