A fim de facilitar a organização para o retorno do ano letivo, a Secretaria Municipal da Educação está com as inscrições abertas para os alunos que necessitam de transporte escolar. O horário de atendimento será o mesmo da prefeitura: de segunda a quinta, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h. Nas sextas, turno único das 8h às 13h.

Um responsável deverá realizar a inscrição, munido de um documento pessoal, comprovante de residência, bem como de um documento do aluno e cartão SUS. A exigência é residir a mais de 2 km da escola. O prazo para os alunos da rede municipal se estende até sexta, dia 12. Já para os alunos da rede estadual, o prazo para solicitar o transporte escolar será entre os dias 17 e 26.  Conforme a secretária, Anelise Assmann, muitas empresas encerraram suas linhas pelo interior, em função da pandemia e da baixa ocupação dos veículos. Sendo assim, é necessário um levantamento minucioso, por localidade, para verificar de que forma será realizado o transporte, com veiculo próprio ou terceirizado.

Volta às aulas

A Secretaria Municipal da Educação se prepara para a volta às aulas com 100% dos alunos do ensino fundamental, no dia 17 de fevereiro, quarta-feira de cinzas. Porém, em função do Decreto Estadual que define a taxa de ocupação das salas de aula, o sistema deve ser mantido de forma híbrida, com metade das aulas presenciais e o restante em casa, com atividades impressas e monitoradas pelos professores. “Gostaríamos de voltar da forma como era antes da pandemia, mas por questões de saúde, todos tiveram que se adaptar a uma nova rotina, o que inclui a educação municipal. Assim que o Governo do Estado flexibilizar mais as regras estaremos nos readequando, sempre visando a qualidade do ensino e o bem estar dos alunos e de seus pais”, salientou a secretária Anelise Assmann, destacando que todos os equipamentos de proteção individual já foram fornecidos para as escolas desde o ano passado.

Educação infantil

Em relação a educação infantil, num primeiro momento, os alunos também devem ser divididos para reduzir a ocupação das salas pela metade. As inscrições para todas as turmas, desde o berçário, ocorrem entre os dias 17 de fevereiro e 05 de março. As matriculas para novas crianças em idade obrigatória, podem ser feitas a partir do dia 23 de fevereiro, diretamente na escola pretendida. As Emeis não fecharam para férias.

Data de publicação: 10/02/2021