Uma nova regra de vacinação contra a Covid-19 está sendo adotada pelo Governo do Estado: a partir de agora, os idosos acima de 85 anos terão prioridade absoluta na fila de vacinação.

Uma nova regra de vacinação contra a Covid-19 está sendo adotada pelo Governo do Estado: a partir de agora, os idosos acima de 85 anos terão prioridade absoluta na fila de vacinação. Isso significa que fica suspensa, temporariamente, a vacinação de profissionais de saúde que não sejam da linha de frente de atendimento à Covid-19. A mudança tem como objetivo destinar as doses da vacina aos públicos mais vulneráveis, que são os idosos.

Os idosos acima de 85 anos ou familiares deverão entrar em contato com a UBS de referência do seu bairro para agendar a imunização. Solicitamos o agendamento prévio porque os frascos da vacina contêm 10 doses, que devem ser administradas em sequência para não haver desperdício nem perda de doses. A vacinação no município está ocorrendo na UBS do Centro (Posto Cleto Johner) e nos ESFs (Posto Antigo – Dr. Pereira).

A Secretária Municipal da Saúde, Patrícia Haenssgen, ressalta a orientação do Ministério da Saúde, de que a pessoa que deseja ser vacinada não tenha apresentado sintomas respiratórios nos últimos 30 dias nem tenha feito outra vacina nos últimos 14 dias.

Critérios da Vacinação

Quem pode se vacinar: idosos com 85 anos ou mais, mediante apresentação de documento com data de nascimento. O idoso deverá vir acompanhado de apenas uma pessoa, sendo que o acompanhante somente terá direito à vacinação se estiver enquadrado em grupos nos quais já está permitida a imunização.

Neste momento, solicitamos que pessoas com menos de 85 anos não venham ao Posto em busca de vacina, porque não há doses disponíveis para faixas etárias de menor idade.

Na medida em que mais doses forem sendo entregues, será permitido ampliar a vacinação para outros grupos. Por isso, neste momento, está suspensa a vacinação de profissionais da saúde que não sejam da linha de frente de atendimento à Covid-19.

Caso sobrem doses dos idosos acima de 85 anos, o município estará autorizado a retomar a vacinação de novos grupos de profissionais da saúde.

Famílias com idosos acamados podem solicitar atendimento domiciliar para a vacinação através dos seguintes telefones:

UBS Centro: 3764.1309/3764.1065/3764.1322

UBS Passo de Estrela: 3764.

ESFs: 3764.2799

Data de publicação: 10/02/2021

Compartilhe!