Nesta quinta-feira, (04) foi realizada uma reunião com todos os diretores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFS), para definir os últimos detalhes, antes da volta às aulas. O evento foi realizado nas dependências da EMEF Jacob Sehn e contou com a participação do prefeito João Dullius, que agradeceu o apoio e enalteceu o trabalho dos educadores em prol da comunidade, dizendo que estará sempre a disposição para qualquer demanda da direção e professores das escolas.

Emocionada, a Secretária da Educação Anelise Assmann também elogiou o trabalho dos educadores e salientou “vocês fazem a diferença na vida dos pais e dos alunos”, agradecendo o esforço empreendido durante este período da pandemia. Depois de realizar diversas melhorias estruturais e estéticas nas escolas, a Secretaria Municipal da Educação se prepara para a volta as aulas com 100% dos alunos. A princípio toda a rede municipal de ensino fundamental retorna no dia 17 de fevereiro, quarta-feira de cinzas.

Porém, em função do Decreto Estadual que define a taxa de ocupação das salas de aula, o sistema deve ser mantido de forma híbrida, com metade das aulas presenciais e o restante em casa, com atividades impressas e monitoradas pelos professores. Na terça-feira, (02) foi realizada uma reunião  com o Conselho Municipal da Educação, o Centro de Operações de Emergência Municipal (COE-M) e a Vigilância Sanitária, que vão vistoriar as escolas para conferir os  Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e sistemas de segurança.  “Gostaríamos de voltar da forma como era antes da pandemia, mas por questões de saúde, todos tiveram que se adaptar a uma nova rotina, o que inclui a educação municipal.

Assim que o Governo do Estado flexibilizar mais as regras estaremos nos readequando, sempre visando a qualidade do ensino e o bem estar dos alunos e de seus pais”, salientou a secretária Anelise Assmann, destacando que todos os equipamentos de proteção individual já foram fornecidos para as escolas desde o ano passado.

Educação infantil

Em relação a educação infantil, num primeiro momento, os alunos também devem ser divididos para reduzir a ocupação das salas pela metade. As inscrições para todas as turmas, desde o berçário, ocorrem entre os dias 17 de fevereiro e 05 de março. As matrículas para novas crianças em idade obrigatória, podem ser feitas a partir do dia 23 de fevereiro, diretamente na escola pretendida. As Emeis não fecharam para férias.

Data de publicação: 04/02/2021