Depois de realizar diversas melhorias estruturais e estéticas nas escolas, a Secretaria Municipal da Educação se prepara para a volta as aulas com 100% dos alunos. A princípio toda a rede municipal de ensino fundamental retorna no dia 17 de fevereiro, quarta-feira de cinzas. Porém, em função do Decreto Estadual que define a taxa de ocupação das salas de aula, o sistema deve ser mantido de forma hibrida, com metade das aulas presenciais e o restante em casa, com atividades impressas e monitoradas pelos professores.

Na última terça-feira, (02) foi realizada uma reunião  com o Conselho Municipal da Educação, o Centro de Operações de Emergência Municipal (COE-M) e a Vigilância Sanitária, que vão vistoriar as escolas para conferir os  Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e sistemas de segurança.

Na quinta-feira, (04) deve ser realizada uma reunião com todos os diretores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFS), para definir os últimos detalhes, antes da volta às aulas. Será às 8h na escola Jacob Sehn. “Gostaríamos de voltar da forma como era antes da pandemia, mas por questões de saúde, todos tiveram que se adaptar a uma nova rotina, o que inclui a educação municipal. Assim que o Governo do Estado flexibilizar mais as regras estaremos nos readequando, sempre visando a qualidade do ensino e o bem estar dos alunos e de seus pais”, salientou a secretária Anelise Assmann, destacando que todos os equipamentos de proteção individual já foram fornecidos para as escolas desde o ano passado.

Educação infantil

Em relação a educação infantil, num primeiro momento, os alunos também devem ser divididos para reduzir a ocupação das salas pela metade. As inscrições para todas as turmas, desde o berçário, ocorrem entre os dias 17 de fevereiro e 05 de março. As matriculas para novas crianças em idade obrigatória, podem ser feitas a partir do dia 23 de fevereiro, diretamente na escola pretendida.

Data de publicação: 03/02/2021