Nesta quarta-feira, dia 13 de janeiro, a Administração Municipal de Cruzeiro do Sul, que tem a frente o prefeito João Henrique Dullius, recebeu o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Taquari (Consisa VRT), Nilton Rolante. O encontro contou com a presença de secretários e assessoria jurídica. Lembrando que a Saúde é uma das prioridades desta Administração.

Cruzeiro do Sul faz parte do Consórcio, juntamente com outros 35 municípios, e dentre os assuntos discutidos pelas autoridades na manhã desta quarta esteve a aquisição de medicamentos e a realização de consultas e exames por meios de convênios com profissionais e hospitais credenciados.

Conforme o portal do Consisa, o consorciamento é uma forma de cooperação federativa que veio aprimorar a descentralização, compreendendo um conjunto de vários entes que se agregam para pleitear recursos e serviços específicos de forma organizada, otimizando custos e auxiliando os gestores públicos no seu fim precípuo que é o de atender à coletividade.

Atualmente, junto ao Consisa têm-se várias empresas credenciadas que são prestadoras de serviços especializados e de diagnósticos dentre as áreas: médicas (clínica geral e diversas especialidades); laboratórios para exames de alta, média e baixa complexidade; clínicas de fisioterapia, terapia ocupacional, odontologia, radiologia, tomografia; atividades de psiquiatria, psicologia, assistência social, nutrição, enfermagem; bem como, diversos hospitais.

Assim, os municípios associados (36), conforme suas necessidades compram esses serviços de qualidade e a preços compatíveis, com base nos preços da tabela SUS, viabilizando condições mais plenas de saúde aos seus munícipes.

Data de publicação: 15/01/2021