Nesta passada, a Administração Municipal deve voltar a extrair cascalhos do Rio Taquari, próximo da barragem eclusa, na divisa entre Cruzeiro e Bom Retiro do Sul. A atividade está devidamente licenciada e o acesso se dá pela propriedade da família Freitas.

Conforme o prefeito João Dullius, a ideia é repor os estoques para utilizar o material na preparação da base de estradas e acessos a propriedades. Porém, neste momento o Município não dispõe de material para atender particulares.

A própria saibreira não está mais sendo utilizada, pois a extração do material acabou se tornando muito onerosa. Nos próximos dias o secretário de Administração e Finanças Volmir Dullius deve planificar todos os custos envolvidos como licenças e máquinas terceirizadas, além dos veículos próprios e mão de obra para extrair e transportar o material. O objetivo é comparar com a compra de material, através de licitação, para verificar qual a forma mais econômica de garantir a manutenção e qualidade das estradas cruzeirenses, que devem receber uma atenção maior nas próximas semanas.

Data de publicação: 12/01/2021