Entre o final do mês de junho e o início de julho a Secretaria Municipal da Educação Cultura e Esportes (Smece) de Cruzeiro do Sul realizou encontros como seus professores da pré-escola até o 5º ano.

Os encontros presenciais entre os educadores foram realizados em uma sala aberta e arejada da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jacob Sehn, no Bairro Glucostark.

Conforme a coordenadora pedagógica, Carine Dullius, foi um momento, primeiramente, de troca de experiências, com relatos de cada professor a respeito de como está percebendo as famílias nessa época de pandemia. “Também tratamos sobre a empatia, ou seja, de nos colocarmos no lugar de pais e alunos, que por vezes passam por situações adversas como a falta de internet, falta conhecimento ou tempo para ajudar nas atividades propostas”, destaca a coordenadora. Lembrando que as famílias retiram as atividades nas escolas de duas em duas semanas, com garantia de suporte através de grupos na plataforma WhatsApp. Antes da retirada de novas atividades os responsáveis fazem a entrega das últimas propostas para que estas sejam corrigidas e avaliadas.

Além disso, de acordo com Carine, os professores também mantêm contato entre si no intuito da troca de ideias, materiais e manter uma sintonia. “Importante dizer que o desenvolvimento do conhecimento dos alunos também depende do empenho das famílias”, frisa. Os professores virtualmente também começarão a disponibilizar as atividades para que todos os profissionais tenham acesso, numa foram de auxiliar um ao outro.

Plano de Trabalho

Os encontros também foram oportunos para a reformulação do plano de trabalho do ano letivo. Carine explica que no início de 2020 ele foi proposto a partir da implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mas em função da pandemia, foi suspenso. “Agora temos ciência de que não será possível executar tudo como foi planejado, até pelo fato de estarem sendo propostas menos atividades diárias, Pois fazendo as atividades em casa é muito diferente do aluno ter um profissional especializado para ajudar, como na escola. Precisamos respeitar o ritmo deles”, assinala. Além disso, a reformulação do plano de trabalho também foi um pedido que veio de uma reunião de secretários municipais. Também foi feita uma avaliação do que foi trabalhado no primeiro semestre em cada área de conhecimento, e o que os professores acham imprescindível até o final do ano, pensando na possibilidade ou não do retorno das atividades em sala de aula.

Por último ficou definido de que as atividades feitas em casa serão validadas como dias letivos. “Respeitando o prazo para que sejam desenvolvidas de forma plena, não deixando acumular, para que sejam corrigidas e também para que os professores possam planejar as próximas. Lembrando que os professores dos anos finais também estão fazendo a reorganização o seu plano de trabalho”, conclui.

Data de publicação: 15/07/2020