Na última semana foi realizada uma reunião entre prefeitos, Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Associação dos Secretários Municipais de Educação do Vale do Taquari (Asmevat), Promotoria de Justiça e 16ª Coordenadoria Regional da Saúde.

Conforme a secretária da Educação de Cruzeiro do Sul, Anelise Assmann, a Nega, entre as pautas envolvendo a educação esteve o retorno das atividades presenciais, com os alunos e professores em sala de aula, que ainda é incerta, assim como providências a serem tomadas quando isso ocorrer.

A secretária reforça que ainda não há previsão para o retorno, mas quando isso acontecer não poderá ocorrer da forma que era antes. “Precisará ser gradual, em horário reduzido e com a divisão das turmas. Isso tudo para um atendimento seguro, respeitando as normas de distanciamento. Além disso, não serão recebidos alunos novos na Escolas de Educação Infantil”, pontua.

Melhorias

Enquanto os estudantes não retornam para preencher os educandários, a Secretaria está realizando melhorias na maioria das estruturas, principalmente nas áreas externas, “as quais serão muito utilizadas, pois atividades ao ar livre serão uma recomendação”, frisa Anelise.

Entre as melhorias citadas pela secretária estão: um palco na Escola de Ensino Fundamental Jacob Sehn, no Bairro Glucostark; a pintura interna na Escola de Educação Infantil Vila Zwirtes; e pinturas em geral em todos os educandários. Serviços realizados em sua totalidade por profissionais do município. “Sem as crianças nas escolas o cheiro da tinta também não foi um empecilho”, observa Nega, que lembra ainda das ampliações que estão sendo realizadas nas Escolas do Passo de Estrela e Novos Caminhos, do Bairro São Rafael.

Pesquisa

A Secretaria Municipal da Educação Cultura e Esportes (Smece) encaminhou aos pais de todos os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) uma pesquisa.

A referida pesquisa pretende avaliar: o andamento das atividades domiciliares; se estas estão na quantidade adequada; se têm acesso à internet; se os pais estão conseguindo auxiliar nas propostas; se as atividades estão sendo devolvidas para às escolas; os recursos disponíveis; as dificuldades encontradas no período; e, se os filhos iriam retornar às aulas presenciais casos as mesmas fossem retomadas.

Data de publicação: 23/06/2020