A Secretaria Municipal da Agricultura de Cruzeiro do Sul informa que está encerrado o processo de encomenda do milho Troca-troca Safra e Safrinha. Pedidos que neste ano foram feitos logo um após o outro.

Na primeira semana se junho foi colocado a disposição dos produtores o milho Safra, sendo disponibilizados para Cruzeiro 1.390 sacas. Destas, conforme o secretário, Gerson Kolling, foram reservadas 1.180, contemplando 395 agricultores. Para o Safrinha, onde a encomenda foi liberada e também encerrada na semana passada, foram postas a disposição mais 500 sacas, sendo encomendadas 324 por 101 agricultores.

O investimento do município em prol dos produtores locais no Programa gira em torno de R$ 75,8 mil (50% do valor da saca). Lembrando que para o produtor a saca da semente convencional é de R$ 50,40. Valor este que deverá ser pago em março de 2021. No caso de transgênico o valor é de R$ 270,40, tendo o produtor que pagar no ato da encomenda o valor de R$ 220, mais R$ 50,40 em março do próximo ano. Salvo o Safrinha, onde o transgênico será pago no mês de outubro, conforme nos anos anteriores.

De acordo com o governo do estado, a entrega efetiva das sementes mantém o calendário normal, onde as empresas entregam as sementes da Safra nos meses de julho/agosto e da Safrinha em novembro/dezembro. Somente o serviço dos pedidos foi antecipado para melhorar a operacionalização do programa.

Data de publicação: 18/06/2020