A Secretaria Municipal da Agricultura de Cruzeiro do Sul informa que o prazo para o pagamento das sementes transgênicas de milho do programa troca-troca safrinha será outubro deste ano.

De acordo com o secretário Gerson Kolling, nos anos anteriores a encomenda do safrinha ocorria no décimo mês do ano, contudo em 2020 o Governo do Estado decidiu pela encomenda de ambos – safra e safrinha – no início de junho. Apesar disso, o Estado resolveu manter o pagamento das sementes transgênicas (R$ 220), que normalmente são pagas no ato da encomenda por parte do produtor, para o mês de outubro. Lembrando que isso serve somente para o safrinha. A encomenda do safra se encerrou na última semana e os produtores que solicitaram transgênico nesta ocasião já efetuaram o pagamento. A encomenda do safrinha vai até quarta-feira, dia 10, na Secretaria. São 500 sacas a disposição dos produtores cruzeirenses.

O investimento do município em prol dos produtores locais no Programa gira em torno de R$ 95 mil (50% do valor da saca). Lembrando que para o produtor a saca da semente custa R$ 50,40. Valor este que deverá ser pago em março de 2021.

De acordo com o governo do estado, a entrega efetiva das sementes mantém o calendário normal, onde as empresas entregam as sementes da safra nos meses de julho/agosto e da safrinha em novembro/dezembro. Somente o serviço dos pedidos foi antecipado para melhorar a operacionalização do programa.

Data de publicação: 08/06/2020