Em plena fase de construção, foi realizada na tarde desta quinta-feira, dia 20 de fevereiro, a cerimônia para marcar as obras do empreendimento onde funcionará o Condomínio Avícola da Cooperativa dos Suinocultores de Encantado – Dália, na localidade de Linha Sítio, em Cruzeiro do Sul.

Se fizeram presentes: o prefeito, Lairton Hauschild; vice-prefeito, João Henrique Dullius; o presidente executivo da Dália, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas; o presidente do condomínio avícola de Cruzeiro do Sul, Rubino Rahmeier; o presidente do conselho administrativo da Dália, Gilberto Piccinini; secretários; vereadores; associados; e comunidade em geral.

Durante a sua fala, Freitas destacou a união de esforços para a concretização do projeto, considerando a importância do empreendedorismo para um futuro melhor de todos. Destacou ainda, a região como referência no Brasil, na forma que está trabalhando se envolvendo os pequenos agricultores. “Somos um caso que está sendo estudado pelo Governo Federal, para ser replicado em todo o país”, concluiu.

Rahmeier agradeceu ao prefeito, o qual considera o grande entusiasta da obra, assim como o vice-prefeito e a toda a Administração Municipal que dá o apoio necessário para que a obra possa se executada. Também elogiou a Câmara de Vereadores, tendo apoiado o projeto o qual é de interesse de toda a comunidade. “Esse local será um cartão postal e um projeto que trará benefícios para as futuras gerações”, afirmou.

Piccinini colocou o projeto como algo inovador. Além disso, frisou que para viabilizar uma obra de tamanha magnitude é preciso ter atitude, tendo em vista que no futuro toda a comunidade usufruirá do retorno que o empreendimento irá representar.

O prefeito salientou que um município sem empreender não vai construir o futuro. Enalteceu o investimento da Dália no local, dizendo que o prêmio é de toda a comunidade. “Estamos extremamente felizes pela Dália ter acreditado em Cruzeiro do Sul”.

Após os pronunciamentos os presentes participaram do descerramento de uma placa que ficará na entrada do Condomínio. Na sequência foi servido um pequeno coquetel.

Conforme técnicos da cooperativa, analisando o andar das obras, o primeiro lote de frangos deve ser acolhido no local entre os meses de junho e julho deste ano. Ao todo serão 19 produtores associados.

Lembrando que serão oito pavilhões com capacidade para acomodar 275 mil aves. O investimento da Cooperativa é de cerca de R$ 7,5 milhões. O município destinou cerca de R$ 1 milhão ao local para deixar a área – cerca de 9 hectares – em condições de receber o empreendimento.

Data de publicação: 21/02/2020