Nesta terça-feira, dia 20 de agosto, foi realizado o primeiro encontro das lideranças que serão multiplicadores de educação ambiental nas comunidades. Os participantes se encontraram na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jacob Sehn, no bairro Glucostarck. Na abertura das atividades o prefeito Lairton Hauschild também esteve presente.

Lembrando que para esta capacitação os municípios que formam o Consórcio Cipae G-8 formalizam um convênio com o grupo de pesquisa Comunicação, Educação Ambiental e Intervenções (Ceami) da Universidade do Vale do Taquari (Univates). Nesta primeira atividade em Cruzeiro do Sul, a atividade foi coordenada pela professora doutora Luciana Turatti, contando com a participação de Bruno Petter e Janaina Kollet, que também fazem parte da equipe técnica.

Na manhã desta terça os presentes foram envolvidos em uma dinâmica e desafiados a apontar os problemas no gerenciamento dos resíduos sólidos no município. Na sequência houve uma discussão sobre os apontamentos e citadas possíveis maneiras a serem adotadas para a solução dos problemas. Durante o encontro, entre outros assuntos, os profissionais apresentaram materiais fazendo relação entre o ser humano e o meio ambiente, os objetivos da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) e a importância da formação dos multiplicadores.

Todo o trabalho será dividido em módulos. No primeiro, o objeto de estudo é a questão da ética e da responsabilidade ambiental. No segundo, os grupos trabalharão a abordagem prática, através dos conceitos de classificação e de separação do lixo, os tempos de decomposição de certos produtos e a destinação correta para esses elementos. As práticas metodológicas de multiplicação das informações obtidas é o tema do terceiro módulo. O quarto módulo consiste na prática da intervenção: os líderes planejam suas ações e têm um mês para realizar as atividades planejadas nas comunidades dentro dos municípios que representam. Após esse mês, os multiplicadores retomarão as atividades com o Ceami e relatarão os acontecimentos adquiridos no processo.

Os próximos encontros em Cruzeiro do Sul, também na EMEF Jacob Sehn, no bairro Glucostark, serão nos dias 27 de agosto, 3 e 10 de setembro e 22 de outubro.

Data de publicação: 21/08/2019